Atualmente, não mais se pode pensar em escrita e leitura como
unidimensionais. Sem dúvida o texto escrito e lido sempre teve e continua a ter
uma dimensão fundadora inalienável. Mas a ela somam-se muitas outras interfaces
que permitem ao leitor, atribuir e construir novos e coerentes significados para
o que lê e interpreta.
É na escola, pela mediação do professor e com a ajuda dos
livros existentes que os estudantes aprenderão a ler, a escrever e a enxergar sua
própria realidade e a realidade do outro. Essa relação é essencial ao jovem, que
pelo contato e exploração de diferentes textos e por meio de ações
intermediadas, o aluno passará a interagir com seus pares, a produzir um
conhecimento partilhado e com isto consegue representar oralmente e por escrito,
sob vários registros verbais, seu pensamento, sua experiência prévia de vida e
seu conhecimento coletivo de mundo.
A idéia de tornar mais interessante e a preocupação em
incentivar os alunos a aperfeiçoarem a escrita e a leitura, levou a
professora Márcia Andrade Marques, a pensar em uma atividade tão motivadora quanto a leitura feita em sala de aula. Sendo assim, a professora criou o projeto "Feira do Livro", propondo a criação e/ou confecção de um livro escrito pelos próprios alunos e depois lido por eles e para eles mesmos, uma troca constante de saberes, além de compartilharem seus sentimentos, sonhos, fantasias, desejos, experiências, etc.
VÍDEO FEIRA DO LIVRO
VÍDEO FEIRA DO LIVRO
By Régis Faust
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