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terça-feira, 12 de agosto de 2014

Avaliação Interna - E.E. Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha

Uma das maiores questões a desafiar o sistema educacional na Educação Básica é a construção de uma escola pública que garanta ensino de excelência para todos e no qual todos aprendam, superando a dicotomia entre democratização e qualidade em educação.

Esta construção passa, necessariamente, pela sala de aula, “lócus” do conhecimento, espaço-tempo privilegiado de se aprender a ler, escrever, falar, somar, subtrair e pensar criticamente a sociedade.

A forma como se dá a relação social do indivíduo com o mundo define a forma de se exercer a atividade avaliativa na escola. Se o modelo desta relação é autoritário, com primazia de regras prontas e acabadas, tidas como verdades absolutas, em que o aluno é considerado agente passivo, a avaliação assume também características autoritárias. Neste enfoque, ela é classificatória, quantitativa e conteudista. 

Cobra-se do aluno o conhecimento como reprodução mecânica de conteúdos - verdades-absolutas - a serem memorizados e transcritos em provas. 
Mas na E.E. Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha a identificação dos progressos e avanços do aluno leva à elevação da sua auto-estima, provocando o interesse e motivação para a construção do conhecimento, uma vez que são considerados na avaliação do desempenho a produção do aluno, o investimento que ele faz nos estudos, seu compromisso ético para com a escola, bem como o seu ritmo, sendo mais importante a maneira como está desenvolvendo o seu processo de aprendizagem e não o quanto ele está aprendendo. 
O aluno é comparado consigo mesmo e não com um modelo idealizado.

Observem abaixo os gráficos que demonstram o resultado positivo alcançado no processo de avaliação interna,  elaborada por uma equipe da escola, com apoio da SRE. 

Este sistema nos permitirá um monitoramento mais freqüente desta estratégia pedagógica, possibilitando maior agilidade na correção dos aspectos que se mostrarem insatisfatórios.





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